O processo constante de atualização ao longo da carreira é um cuidado necessário para manter seu currículo em forma. Esse investimento pode vir em capacitações, através de cursos de graduação, especializações e cursos rápidos, pode ser da empresa em que estás vinculada/o ou de si mesmo. A responsabilidade de gerenciar a carreira e o currículo não se delega. Esse cuidado é de você para você!

Como manter uma carreira e currículo sempre na vitrine? Que itens não podem faltar no seu currículo? O que precisa fazer para manter-se atualizado? Selecionamos alguns itens para atualização profissional e de carreira:

- Mantenha um fluxo permanente de capacitação objetivando aprimoramento do seu conhecimento. Os cursos rápidos e pontuais são uma excelente opção de capacitação.

- Invista em cursos de especializações;

- Reserve 30 minutos por dia para ler um livro, uma revista ou jornais;

- Não espere o momento ideal para fazer um curso que quer muito. O momento é sempre agora;

- Estude e invista de forma permanente em sua carreira e para realização pessoal;

Planeje suas ações e mantenha aquecido seu networking;

- Desenvolva as suas Soft Skills comportamentais e técnicas de forma constante;

- Participe de eventos, seminários, encontros, congressos, lives e webinars que irão ajudar na sua carreira.

Um exemplo da importância da atualização que nos ajuda a fazer uma leitura de mercado: a Blockbuster era uma rede popular de locadora de filmes que não apostou na evolução desse segmento. A acomodação, não fazer o acompanhamento do crescimento dos serviços de streaming fez ela cair no esquecimento. Por outro lado, a Netflix, fez uma leitura de mercado, enxergou esse crescimento como oportunidade e hoje é uma das maiores do ramo. Da mesma forma, pode ocorrer com a sua carreira, se não for gerenciada diariamente. Além disso, traz alguns benefícios, pois seu currículo estará sempre atualizado de forma objetiva, planejada e atrativo.

O que seria um currículo atrativo? Aquele que está em permanente movimento de atualização. Primeiro, vamos falar que existem alguns modelos de currículo: desde aquele organizado de forma cronológica em que o candidato informa suas experiências ordenadas da mais atual à antiga; o modelo funcional em que se destaca as competências mais relevantes e aderentes à vaga; o modelo misto que contempla um pouco do cronológico e funcional e ainda vamos encontrar currículos animados, em vídeo, currículos em formato de portfólio, com carta de apresentação e o Lattes para vagas acadêmicas, entre outros.

O que não pode faltar para criar um currículo atrativo? Listamos neste post, 5 dicas imprescindíveis para a criação de um currículo que não passará desapercebido no recrutamento e seleção da vaga almejada:

1. Atenção as suas experiências profissionais

É importante abordar as experiências mais relevantes à vaga em que está se candidatando e que irão fazer aquela diferença no seu currículo. Caso esteja fique preocupado/a, se não tiver muitas experiências, podem ser inseridas suas experiências de voluntariado, cursos livres, capacitações.

2. Mensure o objetivo

Não precisa dispor mais objetivos. Tenha em mente, apenas um objetivo que enaltecer o todo e que esteja de acordo com a vaga que se está candidatando. Inicialmente, caso tenha dificuldades de escolher um, podes fazer o exercício de listar alguns objetivos e após selecionar aquele alinhado à vaga.  Ao fazer isso, você deixa mais claro ao recrutador porque a vaga que se candidatou faz sentido para você. 

3. Liste suas qualificações

É o momento de valorizar seus investimentos realizados. Organize uma lista de suas qualificações: capacitações, programas que domina, idiomas, premiações, menção honrosa por alguma ação de voluntariado e certificações. Não se economize e seja criterioso para não esquecer alguma qualificação que pode fazer a diferença à candidatura da vaga.

4. Comunique seus resultados

No mundo corporativo, além do que você fez, também querem saber do impacto que você deixa como profissional. Sendo assim, não deixe de fora do currículo: seus resultados, conquistas importantes oriundas do seu trabalho, premiações em projetos, promoções conquistadas e faturamento de uma ideia que você aplicou na empresa. O autoconhecimento, nesse momento, é importante para que você não fique na reserva por não comunicar seus resultados no currículo. 

5. Checklist sempre

Não negligencie fazer a revisão com calma do seu currículo. É preciso atenção para identificação de erros de português, duplos sentidos ou informações erradas. Seja criterioso e após construir seu currículo, faça aquela revisão completa de cada item.  Tendo a possibilidade, compartilhe com pessoas mais próximas a você, para uma segunda opinião e aguarde o feedback. Após isso, seu currículo estará pronto para ser comunicado de forma mais assertiva.

O objetivo deste post é deixar você atualizado com informações e dicas imprescindíveis, para que de forma mais assertiva, conquiste a sua vaga. Lembramos que um bom gerenciamento de carreira e um currículo atualizado deixam você na arena do mundo corporativo.

______________________________
Dalva Santana
Administradora 
Educadora na área de Gestão e Negócios
Consultora na área Comercial