Precisando tomar decisão? A Matriz GUT pode te ajudar!

09.10.2020

A Matriz GUT utiliza três elementos para classificar algum problema ou ação e, com isso, priorizá-lo.

O termo é um acrônimo que faz referência a:

G = Gravidade

U = Urgência

T = Tendência


Criada por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, na década de 80, é uma ferramenta da qualidade utilizada para a priorização de tomadas de decisões, também é conhecida como Matriz de Prioridades.

De maneira geral, a Matriz GUT pode ser utilizada em quaisquer situações nas quais é preciso tomar decisões que exigem uma análise mais cuidadosa de determinados cenários.

Pronto para colocar em prática?

Descreva o problema em uma das colunas e dê notas de 1 a 5 considerando:

     Problema     

Gravidade (G)

Urgência (U)

Tendência (T)

Resultado 

Item 1

                           

                         

                            

                          

Item 2

 

 

 

 

Item 3

 

 

 

 

Item 4

 

 

 

 

Item 5

 

 

 

 

 

1. GRAVIDADE: Qual o impacto do problema para os envolvidos, caso ele esteja acontecendo ou venha acontecer? Este é o momento de analisar o quão grave é ou será o problema ou ação para a empresa, processo ou pessoas.

2. URGÊNCIA: Qual o prazo ou tempo disponível para a resolução do problema ou execução da ação? Quanto mais urgente for, menor será o tempo disponível para trabalhar no problema ou ação.

3. TENDÊNCIA: Qual o potencial de crescimento do problema ou da ação, ou seja, a probabilidade de se agravar com o passar do tempo (caso nada seja feito). Além do crescimento, a tendência de redução ou desaparecimento do problema também podem ser consideradas na análise da tendência.

Sua lista vai ficar parecida com essa:

Problema

Gravidade (G)

Urgência (U)

Tendência (T)

Resultado

A meta de venda mensal não é batida há 3 meses

4

4

5

80

O número de pedidos de cancelamento dobrou nos últimos meses

5

5

5

125

Não houve lançamento de novos produtos no ano

3

3

3

27

Os colaboradores estão desmotivados 

4

5

4

80

A empresa não possui um setor de marketing estruturado para apoio

3

3

4

36

 

RESULTADO

Depois de atribuir notas de 1 a 5 para cada um, multiplique as notas de cada aspecto (G x U x T) e na sequência, ordene os itens de forma crescente.

O resultado vai ser uma lista priorizada desses itens.

Gostou deste conteúdo? 

No curso Empreendendo na Crise você conhecerá ferramentas, dicas como esta e muito mais! 

Acesse aqui!