Plano de Negócios - O que é e qual é a sua importância?

30.10.2020

Compreender a estrutura de um Plano de Negócios e sua importância é fundamental para quem quer viabilizar sua ideia de empreendimento. Vamos falar um pouco sobre esta ferramenta e como ela pode nos ajudar na criação de um novo negócio.


Sabemos que iniciar um empreendimento ou desenvolver um novo produto/serviço é desafiador, e precisamos ter o máximo de informações possível para definir se nossas ideias são financeiramente viáveis. Uma ferramenta que nos auxilia muito neste contexto é o Plano de Negócios, por este motivo, vamos abordar neste artigo um pouco mais sobre sua estrutura e importância.

O que é um plano de negócios?

De acordo com o prof. Jeferson Cunha, o plano de negócios está no campo das ideias. É escrever suas ideias e sonhos para depois, poder tirá-los do papel. É a organização das convicções de maneira que seja possível desenhar todas as áreas da empresa. O plano de negócios percorre por todos os setores da organização e precisa ser o mais claro possível.

O plano de negócios é o documento onde você irá determinar os objetivos do seu negócio e as ações que devem ser realizadas para atingi-los. Ele é composto por um sumário executivo, com a descrição do negócio, informações do seu ramo de atividade, o seu produto, localização, perfil do empreendedor e dos colaboradores. Também é composto pela análise de mercado, que visa compreender quem são seus clientes, concorrentes, fornecedores.

Além das informações sobre seu negócio e mercado, contém também um plano de marketing (descrição do produto/serviço, como é o seu cliente e como o produto chegará até ele, preço x qualidade), um plano operacional (estruturação da empresa, tempo dos processos, capacidade de entrega), e por último, um plano financeiro (viabilidade do negócio, custos, despesas, receitas, capital de giro, lucros).

Com o plano de negócios pronto, é indicado realizar a análise de cenários, construindo simulações e respostas para estas diferentes situações projetadas. Após todas as etapas descritas, é realizada a avaliação do plano de negócios para compreender se as informações estão claras e se o empreendimento é ou não viável.

Qual é a importância de um plano de negócios?

  • É a ferramenta que auxiliará o empreendedor no processo de planejamento;
  • Através dele você terá informações detalhadas de mercado, produto e serviço, clientes, concorrentes e fornecedores;
  • Antecipa como será o funcionamento da sua empresa;
  • Ajuda a definir se a ideia de negócio é ou não viável;
  • Você pode utilizá-lo como comparativo do que foi previsto e o que está sendo realizado;
  • Fornece ao empreendedor segurança para tomada de decisão;
  • Funciona como um mapa, guiando o empreendedor para o caminho que deve seguir.

5 dicas para organizar seu Plano de Negócios

O prof. Ricardo Silva aponta cinco dicas que vão ajudar quem está na etapa de construção do seu plano de negócios:

  1. Desconfie de suas ideias perfeitas > Faça perguntas durante todo o processo;
  2. Pense na medida certa > A estratégia perfeita exige calma e paciência;
  3. Compartilhe e questione > Tudo o que puder;
  4. Mantenha sua equipe motivada > Não existe estratégia empresarial sem pessoas;
  5. Dê cada passo em seu momento > Todo plano tem etapas e é importante segui-las.


Compreender mais sobre Plano de Negócios, sua estrutura e importância é fundamental para quem quer iniciar seu empreendimento. Compartilhamos aqui estas informações e algumas dicas para ajudar você que está passando por este processo e quer transformar suas ideias em um novo negócio.

Se você quer saber mais sobre Plano de Negócios ou ferramentas que possam auxiliá-lo no desenvolvimento da sua organização, no curso online Empreendendo na Crise há um capítulo inteiro dedicado ao planejamento de empreendimentos, onde conta com conceitos de plano de negócios, modelo de plano, análise de ambiente, estratégias de mercado e ferramentas de gestão financeira. Clique aqui e acesse o curso!

Além do Plano de Negócios, é muito importante criarmos nossas estratégias de vendas, estruturar nosso atendimento ao cliente, instruir nossa equipe de relacionamento e compreender cada vez mais sobre as ferramentas de marketing digital. Todas estas informações você pode encontrar no curso online Como Vender em Tempos Difíceis. O Prof. Ricardo Silva compartilha no curso várias dicas e ferramentas que você poderá utilizar para impulsionar suas vendas.

Aproveite as dicas, mantenha o foco e mãos à obra!
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Liziane Rodrigues
Gerente de Projetos