Aprendizado contínuo e o Mercado de Trabalho

03.12.2020

O desenvolvimento de competências tem um papel fundamental para os profissionais, pois é este aprendizado contínuo de novas habilidades e conhecimentos que os torna aptos para assumir novas responsabilidades, posições de liderança ou o cargo desejado. Estar em constante desenvolvimento é crucial para a carreira dos que buscam crescimento profissional


Aprendizado contínuo e o Mercado de Trabalho

Ser competitivo no mercado de trabalho significa ser inovador e apresentar habilidades diferenciadas na área de atuação, que proporcionem ou conduzam a novos empreendimentos ou oportunidades.

Como ser competitivo no mercado de trabalho?

 Adquirindo constantemente conhecimento e agregando habilidades que contemplem uma visão sistêmica na área de atuação.

Sob uma perspectiva empresarial, o capital humano é a soma de conhecimento, habilidades, entendimento do sistema, criatividade e motivação para oferecer serviços e produtos de qualidade, sendo o capital humano muitas vezes mais valioso que o capital material ou financeiro da empresa. Uma organização que evolui apresenta um ambiente de constante transformação e uma filosofia/cultura de aprendizado permanente, que proporcione uma atmosfera de trabalho positivo [1].

Sabe-se, que a maioria das metodologias, ferramentas e técnicas a serem utilizadas nas próximas décadas, ainda não foi inventada [2, 3]. É esperado, portanto, a participação e a contribuição do profissional nesse processo inovativo, ou que apresente o conhecimento para poder identificar, adaptar e aplicar essas novas metodologias e técnicas [2]. Essas demandas exigem do profissional o constante processo de formação e capacitação para a sustentação deste desenvolvimento. 

Desenvolvimento e carreira profissional

O desenvolvimento de pessoas, diferente do treinamento, que visa à capacitação para uma determinada função, no curto prazo, objetiva o crescimento profissional, a médio e longo prazo. O desenvolvimento deve ser contínuo, independente das características individuais e níveis hierárquicos das pessoas, pois as organizações estão exigindo cada vez mais habilidades e conhecimentos dos seus talentos [4].

O desenvolvimento de pessoas está diretamente ligado ao desenvolvimento de carreiras, pois é um processo contínuo que visa ao planejamento da carreira do colaborador que demonstra potencial para atingir posições de trabalho mais elevadas [4].

A carreira pode ser considerada como degraus de complexidade em que a pessoa incorpora atribuições e responsabilidades cada vez mais complexas, agregando valor ao meio em que está inserida [5]. A valorização do profissional tem sido associada, na maioria das atividades, ao nível de complexidade que um profissional pode atuar, o qual está fundamentalmente relacionado ao processo de formação e capacitação sistêmica constante.

Em consequência da exigência do mercado pelo desenvolvimento de competências e da rápida evolução da tecnologia, o Lifelong Learning (aprendizado contínuo) é hoje fundamental para acompanhar o ritmo acelerado do mercado. É necessário que os profissionais mantenham-se em constante desenvolvimento e busquem novos conhecimentos, através da participação em cursos e seminários, eventos, estudos de caso, mentoria, coaching, rotação de cargos na empresa, entre outros. O objetivo é desenvolver competências técnicas e comportamentais dos profissionais, agregando mais conhecimento e aprendizado de novas habilidades.

A realização de cursos é uma ótima opção de desenvolvimento, e hoje, por consequência da pandemia e, também com o avanço da tecnologia, o aprendizado online vem ganhando cada vez mais espaço para contribuir com este processo. Plataformas de cursos online são utilizadas por empresas para cumprimento do plano de desenvolvimento dos seus colaboradores e, também, por profissionais que buscam conhecer novas áreas ou melhorar suas habilidades.

Os cursos de capacitação da Fulbra visam ao desenvolvimento de habilidades em diversas áreas de conhecimento, como empreendedorismo, gestão, marketing, vendas e atendimento ao cliente. Em sua plataforma, estão disponíveis os cursos Empreendendo na Crise, para profissionais que querem inovar, ter sua independência, iniciar seu negócio e, também, para empresas que precisam se reinventar na crise; e o curso Como Vender em Tempos Difíceis, direcionado ao aprendizado sobre vendas e atendimento ao cliente, para vendedores que buscam atualização e aperfeiçoamento e gestores que querem melhorar os resultados do seu time de vendas.

Fontes:
[1] NOE, Raymond A. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: Teoria e Prática. 6 ed. caps. 1 e 2. Porto Alegre: AMGH Editora, 2015.
[2] OLIVEIRA, Djalma P. R. Empreendedorismo: Vocação, Capacitação e Atuação Direcionadas para o Plano de Negócios. cap. 3. São Paulo: Atlas, 2014.
[3] HARARI, Yuval N. 21 Lições para o Século 21. São Paulo:  Companhia das Letras, 2018.
[4] CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. São Paulo: Atlas, 2020.
[5] DUTRA, Joel S. Gestão de Carreiras: A Pessoa, a Organização e as Oportunidades. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2019


Ester Rieder - Diretora de Pesquisa
Liziane Rodrigues - Gerente de Projetos