Administração do tempo em tempos de pandemia

22.11.2021



A pandemia chegou sem hora e data para fazer com que o mundo parasse, pegando todos de surpresa. Não bastando, ela também, desequilibrou o mercado, as rotinas pessoais, sociais e o nosso domínio do tempo. A necessidade de manter-se em equilíbrio das consequências que estavam por vir, em torno de incalculáveis perdas nos negócios e vidas, causou desestímulos tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores.

Neste período pandêmico, onde o ficar em casa se fez necessário, a tecnologia proporcionou alcances imagináveis. A inclusão digital expandiu-se. Fez-se presente em todos os lugares possíveis. A nossa casa transformou-se em cenários surpreendentes em questões de minutos. A cozinha virou um lugar especial, de grandes apreciações alimentares. Há quem descobriu seu talento em cozinhar, como também muitos aproveitaram para empreender e se libertar nas aventuras e desafios de ser seu próprio patrão. As salas e quartos também tiveram adaptações. Uma hora era sala de aula, onde aquela pequena peça se transformava em uma grande escola e ali os pais assumiam de auxiliares dos educadores que também estavam em suas casas/escolas. Passado á hora de estudar, chega o momento de trabalhar. No home office, os demais cômodos de nossas casas, transformam-se em sala de reuniões, espaço de atendimento a clientes e fornecedores, captação de recursos humanos para entrevistas de emprego e até mesmo o happy hour, aonde as pessoas através de chamada de video e grupos de redes sociais, cada um em seu sofá ou escritório improvisado, fazendo seu momento feliz na telinha do seu celular ou computador, matando a saudade de estar junto com os colegas e amigos.

E então, nos perguntamos: Como será nossa vida, após tudo isso passar? Não temos uma resposta clara ainda, de quando tudo acabará, mas podemos deixar algumas dicas que podem proporcionar mais tranquilidade e organização do seu tempo na pandemia:

- Aproveite tempo com sua família e amigos. Ligue, faça chamada de vídeo se for preciso. A pandemia nos mostrou o quanto essas relações são nossas bases e nós fortalecemos.

- Crie uma rotina. Horário para dormir, acordar, exercitar e alimentar-se, assim terás qualidade ao desenvolver seus objetivos. Utilize de ferramentas como checklist, agendas e aplicativos. 

- Otimize seu tempo. Assim reduzira desperdícios e recursos que poderão ser investidos em outros retornos. A procrastinação do “amanhã eu faço” gera acumulo e desestímulos para concluir.

- Atualize-se. Aquele que não busca estar em sintonia com o mercado, tende a não conseguir acompanhar e perderá tempo tentando.

- Invista em você. Faça capacitações, mentorias, cursos on-line. Desta forma, estará inserido no dinamismo dos negócios. 

- Reserve um tempo para você. 30 minutos para relaxar, ler um livro, escutar uma música ou simplesmente respirar. 

- Acrescente pessoas interessantes a sua network. Profissionais engajados e qualificados nos reduzem tempo e desperdícios quando já os temos como referência.

- Diminua o acesso as redes sociais. Elas nos trazem felicidades momentâneas, causando dependência, tirando o foco e nos roubando tempo.

- Atualize seu currículo. Cada atividade que participar ou desenvolver, deve ser uma contribuição para novos desafios, mas estas precisam estar registradas.

- Cuide do seu marketing pessoal. A imagem que vendemos, mesmo que de forma digital, on-line ou virtual, é carregada de informações para a tomada de decisões e oportunidades.

Administrar o tempo, neste novo normal, será um grande desafio. Queremos estar pertos das pessoas que gostamos olhar nos olhos, dar um aperto de mão no fechamento de um negócio, mas ainda não é possível. São muitas as mudanças, em que o mundo organizacional sofrerá com a volta das rotinas, que influenciarão os comportamentos pessoais e de relações interpessoais de cada um. 

Contudo, é visto que esse desafio trará muitas oportunidades de crescimento. O que determinará o sucesso, será como administraremos o nosso tempo no período de pandemia. Muitos sairão à frente, pois planejaram, desenvolveram e investiram em si. E a oportunidade do mercado será para aqueles que valorizaram a administração do seu tempo em tempos de pandemia.

_______________________
Vágner Bertoli de Souza
Administrador
Educador na área de Empreendedorismo e Gestão de Negócios