Dress code – algumas dicas para alcançar o sucesso na sua imagem profissional

08.03.2022

Uma pesquisa da revista Newweek, realizada em 2011 com 202 profissionais (que falaram sem serem identificados) de Recursos Humanos nos EUA, deixou claro que, mesmo com um discurso eficiente, na vida real a aparência vem logo atrás da experiência e da autoconfiança como critério de contratação,  a frente da escolaridade. Um bom currículo é fato, e o seu discurso deve estar muito bem alinhado, porém uma boa dose de autoestima e uma roupa adequada vai elevar as suas chances de sucesso.

Da mesma forma que a maneira de se vestir vem se tornando mais liberal nas organizações, o bom senso e cuidado com os detalhes ainda são relevantes.

Assim como a empresa busca prestígio e ser reconhecida pela sua marca, os funcionários como extensão da mesma, deveriam estar também conectados a identidade da empresa, um trabalho que pode ser feito juntamente a área de recursos humanos.

Vou citar algumas dicas aqui que podem lhe ajudar para ter uma boa imagem profissional, e elevar as tuas chances de sucesso, seja em uma entrevista ou até mesmo no seu atual ambiente de trabalho.

Cuide bem das peças que você tem em seu guarda-roupa. Observe se as mesmas estão limpas, se não há manchas ou bolinhas, e principalmente se estão bem passadas. Na correria do nosso dia a dia, obviamente não nos damos conta disso.  Imagina você em uma entrevista ou fazendo uma visita ao futuro cliente,  somos pegos de surpresa, e esses detalhes como esse podem impactar na sua imagem e primeira  impressão.

 Cuide da “sua fachada” é o ponto focal da sua apresentação, seus cabelos, barba, pele,  isso serve para homens e mulheres. Pense quem está do outro lado da conversa, você vai estar sendo julgado de alguma forma, nosso cérebro faz essa leitura, então pense em  deixar um impacto positivo, sempre!

Outro ponto relevante é o calçado, muito revelador sobre nós.  Devem estar bem limpos e bem cuidados. 

Agora, independente se você está envolvido com a empresa mais moderna do momento, onde você pode ir trabalhar de bermuda e chinelo, ou em uma empresa extremamente tradicional que quer um dress code mais sério, é a sua identidade pessoal que está na vitrine, é a sua personalidade que está sendo revelada!

São dicas muito simples e que você pode adequar para a sua realidade, seja você um funcionário de uma pequena empresa ou até mesmo um executivo de uma grande empresa.

Clara Medeiros

Empreendedora e Consultora de Imagem